Scrollbar Customizer

Página inicial

Lobe News

Paraná retira carnes temperadas do regime de Substituição Tributária

Lobe News

Paraná retira carnes temperadas do regime de Substituição Tributária

O Governo do Paraná anunciou a retirada das carnes temperadas do regime de Substituição Tributária (ST), medida que entra em vigor em 1º de maio. Com a mudança, o ICMS será recolhido no momento da venda, e não mais de forma antecipada pela indústria, aumentando a competitividade dos produtos paranaenses no mercado nacional.

Andressa Bueno

19 de março de 2025

Compartilhe:

Inscreva-se na nossa newsletter

O Governo do Estado do Paraná retirou as carnes temperadas do regime de Substituição Tributária (ST) em decreto publicado na última quarta-feira (12/3). A medida, que atende a uma demanda do setor produtivo, deve aumentar a competitividade dos produtos paranaenses frente ao mercado nacional. 

Apesar de ter sido publicado no dia 12, a alteração passa a valer apenas no dia 1º de maio, primeiro dia do segundo mês seguinte à publicação do texto. O prazo serve para que a indústria se adeque às mudanças, integrando as carnes temperadas ao regime regular do ICMS.  

Dentro do regime de Substituição Tributária, o recolhimento do ICMS não é feito pelo estabelecimento que vende o produto, mas diretamente na indústria, ocorrendo de maneira antecipada. Na prática, os comerciantes pagam para manter os produtos em estoque, o que provoca a menor competitividade das carnes paranaenses para com outros estados, em que a tributação já acontecia fora da ST. 

Com a norma, os comerciantes terão que arcar com os custos tributários da carne apenas no momento da venda e assim, poderão se lançar com mais competitividade no mercado nacional.  

Por que isso é importante? 

As carnes temperadas do Paraná agora serão tributadas fora do regime de Substituição Tributária, passando a serem taxadas regularmente pelo ICMS.  

Esses produtos e consequentemente, a indústria e o comércio de carnes paranaenses, agora terão mais competitividade nacional. 

Escrito por

Andressa Bueno

Estagiária de redação da Lobe Consultoria e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás. Tem interesse em jornalismo político, tendo participado do programa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Parlamento Jovem e do projeto de extensão UFG vai às Urnas. Atualmente, participa do projeto de extensão Observatório Jornalístico Universitário (OJU), voltado para a checagem de fatos, o combate à desinformação e jornalismo de dados. Também integra a Iniciação Científica Gênero e Mídia, que produz relatórios para o The Global Media Monitoring Project (GMMP).

Lobe News: assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Acompanhe outros conteúdos

Estamos prontos para mudar o futuro do seu negócio.

atendimento@lobeconsultoria.com.br

(62)

3626-

2105

(62)

99374-

3024

Segunda à sexta das 08h às 18h

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo