Scrollbar Customizer

Página inicial

Lobe News

11 alimentos tem as alíquotas de importação zeradas

Lobe News

11 alimentos tem as alíquotas de importação zeradas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou a isenção temporária do Imposto de Importação para 11 alimentos, incluindo carnes, café, azeite de oliva, milho e biscoitos. A medida, em vigor desde 14/03, busca reduzir preços, ampliar a oferta no mercado interno e contribuir para o controle da inflação.

Andressa Bueno

19 de março de 2025

Compartilhe:

Inscreva-se na nossa newsletter

Reunião da última quinta-feira (13/03) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reduziu a zero as tarifas do Imposto de Importação de 11 alimentos. A decisão vem do órgão vinculado ao MDIC, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A redução da alíquota de importação tem como o objetivo de reduzir os preços destes alimentos no mercado e aumentar suas ofertas. Dentre os 11 alimentos, estão inclusos carnes, sardinha, café torrado, café em grão, azeite de oliva, açúcar, óleo de palma, óleo de girassol, milho, massas e biscoitos.

A medida já entrou em vigor na última sexta-feira (14/03) e gera expectativa de permitir a importação destes produtos a custos menores e estimular o consumo pelo mercado interno. Consequentemente, com a população sentindo esse alívio no bolso haverá uma contribuição significativa para o cumprimento da meta de inflação (IPCA).

As tarifas seguem zeradas de forma temporária, devido a medida comercial e seletiva do Gecex. O governo Federal ainda sinaliza que a medida será acompanhada de outras ações para preservar a cadeia produtiva nacional.

Confira todas as reduções de alíquotas e os alimentos inclusos na medida:

  • Carnes bovinas desossadas, congeladas (Alíquota passou de 10,8% para 0%)

  • Café torrado, não descafeinado (Alíquota caiu de 9% para 0%)

  • Milho em grão, exceto para semeadura (Alíquota saiu de 7,2% para 0%)

  • Outras massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas de outro modo (Alíquota passou de 14,4% para 0%)

  • Bolachas e biscoitos (Alíquota caiu de 16,2% para 0%)

  • Azeite de oliva (oliveira) extravirgem (Alíquota saiu de 9% para 0%)

  • Óleo de girassol, em bruto (Alíquota passou de 9% para 0%)

  • Outros açúcares de cana (Alíquota caiu de 14,4% para 0%)

  • Preparações e conservas de sardinhas, inteiros ou em pedaços, exceto peixes picados (Alíquota saiu de 32% para 0%). A alíquota da sardinha ainda deve ser zerada dentro da quota de 7,5 mil toneladas.

  • Óleo de palma teve sua quota restabelecida de 60 mil toneladas para 150 mil toneladas, pelo prazo de 12 meses, com a manutenção da alíquota em 0%.

Por que isso é importante?

  • Governo Federal reduziu à zero a alíquota do Imposto de Importação de 11 alimentos.

  • A medida quer reduzir o preço final destes alimentos e assim movimentar o consumo nacional e consequentemente, reduzir a inflação.

Escrito por

Andressa Bueno

Estagiária de redação da Lobe Consultoria e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás. Tem interesse em jornalismo político, tendo participado do programa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Parlamento Jovem e do projeto de extensão UFG vai às Urnas. Atualmente, participa do projeto de extensão Observatório Jornalístico Universitário (OJU), voltado para a checagem de fatos, o combate à desinformação e jornalismo de dados. Também integra a Iniciação Científica Gênero e Mídia, que produz relatórios para o The Global Media Monitoring Project (GMMP).

Lobe News: assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Acompanhe outros conteúdos

Estamos prontos para mudar o futuro do seu negócio.

atendimento@lobeconsultoria.com.br

(62)

3626-

2105

(62)

99374-

3024

Segunda à sexta das 08h às 18h

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo