A JS Peças
A JS Peças foi fundada em 1990 em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de ser uma distribuidora de peças para veículos pesados. Ao longo dos anos, a empresa expandiu suas operações e atualmente possui 23 filiais em 15 estados brasileiros. Com foco em peças para marcas como Mercedes Benz, Scania, Volvo e Volkswagen, a JS Peças se consolidou como uma das maiores distribuidoras do setor, destacando-se pelo compromisso com a qualidade e pela construção de sólidas parcerias com seus clientes.
Identificando os desafios para uma configuração adequada do sistema contábil
A parametrização errada do sistema é um problema comum em muitas empresas, e na JS Peças isso gerou uma série de complicações. A empresa apresentava sequências de falhas fiscais, tanto por conta da má configuração do sistema, que gerava o pagamento de impostos a mais, quanto por administrar o sistema de forma manual. Devido à quantidade de filiais e pessoas envolvidas no processo, era difícil unificar os dados, o que abria margem para ainda mais erros. Isso tudo prejudicava a gestão financeira e, consequentemente, a competitividade da empresa perante o mercado de autopeças.
Metodologia Lobe: especialistas no sistema e a tecnologia como aliados no processo
A primeira medida foi a adoção da automatização, aliada a tecnologia. O uso do sistema Sankhya permitiu a personalização de telas de acordo com a necessidade da empresa. Além de apresentar telas específicas para cada estado que possuía uma filial, foram adicionadas planilhas que otimizam o cálculo correto do imposto, facilitando as correções em lote.Também foi possível integrar chamados dentro do sistema Sankhya, localizando onde está o erro da nota fiscal e permitindo sua edição diretamente no chamado.
A parametrização correta que possibilitou a recuperação de R$ 1 milhão em impostos
Após a correta parametrização do sistema, realizamos um diagnóstico tributário do PIS e da COFINS. Com isso, identificamos tributações incorretas de NCM e notas fiscais de entrada que davam direito a crédito, mas que não estavam sendo utilizadas. Esse diagnóstico possibilitou mais de 1 milhão de reais em oportunidades para a empresa, permitindo, assim, a compensação de impostos nos últimos meses e melhorando o fluxo de caixa. Além disso, foi possível antecipar a entrega contábil do 10º para o 7º dia útil, obter benefícios fiscais em 9 estados e realizar entregas trimestrais de resultados, que abriram novas possibilidades de investimento.
MA+ na prática
O imposto ICMS ST, específico de autopeças, é revogado em Goiás, com isso a nossa equipe não tinha conhecimento sobre como analisá-lo nas outras filiais. Dessa forma, a Lobe Consultoria fez um estudo específico de como esse imposto era aplicado nos estados em que ele era exercido, aprimorando a forma de entender como esse imposto era incidido. Por meio da iniciativa do time Lobe em pesquisar e estudar a legislação vigente em cada estado, foi possível encontrar benefícios fiscais, reduzindo, assim, substancialmente a carga tributária da empresa.
Conheça a metodologia MA+ na prática
“Parabéns a equipe fiscal por liberarem 738 notas fiscais em 2 dias, após erro do sistema.”
“A equipe é extremamente proativa, atenciosa e preocupada em solucionar nossos problemas.”
“A equipe contábil demonstra proatividade, conhecimento, além de manter um relacionamento e paciência em atender as solicitações realizadas.”
“Vocês salvaram minha vida. Após a correção do sistema, não temos mais problemas nas validações de notas.”
“Que notícia fantástica, mais um estado que teremos benefício. Parabéns a todos os envolvidos. O melhor está por vir”
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