Atualmente, a busca incessante pela satisfação do cliente é mais do que uma estratégia, e tem um papel fundamental na construção de um relacionamento duradouro, impulsionando uma parceria de sucesso.
Neste artigo, exploraremos o que é esse departamento, suas vantagens, por que empresas de médio e grande porte o adotam e como funciona na Lobe.
O departamento de Sucesso do Cliente, também conhecido como customer success, é uma área dedicada a garantir que os clientes alcancem o máximo de valor possível da solução ou serviço oferecido pela empresa. Originado no setor de tecnologia, o conceito ganhou força com a ascensão de modelos de negócios baseados em assinaturas e SaaS (Software as a Service). A ideia central é ir além da simples venda e focar na experiência do cliente ao longo de sua jornada com o produto ou serviço.
A primeira empresa a adotar formalmente o departamento de Sucesso do Cliente foi a Salesforce, uma das pioneiras no modelo SaaS. Ao perceber que a retenção de clientes era importante para o sucesso a longo prazo, a Salesforce criou uma equipe dedicada a garantir que seus clientes tivessem o máximo de sua plataforma.
Existem muitos benefícios em um departamento de sucesso do cliente, os principais são:
Empresas de médio e grande porte reconhecem a importância do Sucesso do Cliente para o crescimento, um exemplo disso é a empresa Adobe, que transformou radicalmente seu modelo de negócios ao adotar essa estratégia como prioridade. Através de programas de treinamento, suporte personalizado e monitoramento proativo, a Adobe conseguiu aumentar significativamente a satisfação e retenção de clientes.
Outra empresa que abraçou o Sucesso do Cliente é a Amazon Web Services (AWS). A AWS investe pesadamente em programas de sucesso do cliente para garantir que seus clientes aproveitem ao máximo sua plataforma de serviços em nuvem. Isso atrai clientes que querem ter uma experiência.
Para apoiar o time interno, realizamos todos os cadastros necessários dentro dos nossos principais sistemas e recebemos e realizamos a manutenção das documentações.
Compartilhe