De acordo com a apuração do Poder 360º, o Governo Federal deixou de arrecadar mais de 1 bilhão de reais neste 1º semestre de 2024 com a importação de carros elétricos. Até o ano de 2015 esses veículos não tinham impostos de importação, entretanto, em janeiro deste ano, o Executivo voltou a cobrá-los seguindo cotas, que não foram atingidas.
O estudo dessa não arrecadação se deu segundo a base de dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). De acordo com ele, a taxa para importar carros a combustão é de 35% e os elétricos e híbridos começarão a ser tributados com essa taxa a partir de 2026.
Caso essa tributação já estivesse em voga, o Governo Federal teria arrecadado R$ 2,97 bilhões em importação neste primeiro semestre do ano, que teriam rendido cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, entretanto a cota para tal não foi atingida?
Foram estabelecidas 3 tipos de para esse 1° semestre, que foram:
Modelo do veículo | Volume de cota estabelecido | Valor do consumo |
Elétrico | US$ 283 milhões | US$ 245 milhões |
Híbrido plug in | US$ 226 milhões | US$ 210 milhões |
Híbrido | US$ 130 milhões | US$ 94 milhões |
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior há três modelos de veículos automotores que se enquadram nas cotas: Elétricos com sigla 8703.80.00; Híbridos com sigla 8703.40.00; e Híbridos plug-in com sigla: 8703.60.00. Modelos como motos ou caminhões não foram considerados por representarem setores distintos e por terem vendas ainda limitadas.
A tributação que se iniciou esse ano aumenta de taxa a cada semestre e chega a 35% em julho de 2026. A que seria válida para o 1° semestre desse ano caso a cota fosse atingida seria:
Elétrico – 10%
Híbrido plug-in – 12%
Híbrido – 15%
Em julho o Governo Federal aumentou os impostos, assim como atualizou a cota para a importação dos veículos elétricos. Segue as novas alíquotas de acordo com o modelo e seu volume estabelecido:
Modelo do veículo | Volume de cota estabelecido | Alíquota caso o volume de cota seja atingido |
Elétrico | US$ 226 milhões | 18% |
Híbrido plug in | US$ 169 milhões | 20% |
Híbrido | US$ 97 milhões | 25% |
Entretanto, não é garantido que as alíquotas sejam cobradas, desse modo, deve-se acompanhar o volume da cota que está sendo consumido para evitá-las.
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