Comércio exterior na China bate recorde quase 6 trilhões de dólares

O comércio exterior da China bate um novo recorde em 2024, com o saldo da balança comercial chegando a 43,85 trilhões de yuans (cerca de U$ 5,9 trilhões e aproximadamente R$ 36 trilhões), tendo um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas. As exportações cresceram 7,1%, chegando a 25,35 trilhões de yuans. Por sua vez, as importações subiram 2,3%, totalizando 18,39 trilhões de yuans. Com esses resultados, a China se mantém como maior comerciante global de bens, fortalecendo, assim, parcerias com mais de 150 economias ao redor do mundo. 

 

Crescimento comercial em países e blocos parceiros 

O comércio com países da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) avançou em 6,4%, representando mais de 50% do total de transações comerciais da China pela primeira vez. Já em relação com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), houve o crescimento pelo nono ano consecutivo, consolidando ambos acordos como os principais parceiros comerciais pelo quinto ano seguido. Além disso, o comércio com países do Brics (Brasil, Rússia, China, África do Sul e outros) registrou expansão de 5,5%.

As relações econômicas com a União Europeia também continuam sólidas, com crescimento de 1,6% no comércio bilateral. Por sua vez, o comércio com os Estados Unidos aumentou 4,9%, refletindo o desempenho positivo. A China importou produtos agrícolas, energia, medicamentos e aeronaves dos EUA, enquanto exportou vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos, consolidando benefícios mútuos nas trocas comerciais.

Exportação ampliada pela tecnologia

A expansão das exportações chinesas foi muito impulsionada por novos produtos, modelos de negócios inovadores e marcas emergentes que despontam a força tecnológica do país. Há destaque para os seguintes itens:

  • As exportações de veículos elétricos aumentaram em 13,1% em 2024;
  • Impressoras 3D aumentaram em 45,2% suas exportações;
  • Produtos mecânicos e elétricos registraram um crescimento de 8,7%, representando assim 59,4% do total exportado;
  • Comércio eletrônico transfronteiriço teve aumento de mais de 1 trilhão de yuans em comparação com 2020.

Por que isso é importante?

  • O crescimento do comércio exterior chinês pode se mostrar atrativo para a sua empresa, tanto para a importação de produtos do país, quanto para exportar suas fabricações para lá.
  • Ter conhecimento de como funciona a tributação de importação e exportação de um país parceiro do Brasil, através do Brics, pode despontar sua empresa e sua marca para a concorrência.

BR Good Comex Day

No dia 22 de janeiro, em Goiânia, acontecerá o 3º Br Good Comex Day, que pode ser a oportunidade da sua empresa transformar a forma como ela importa ou exporta produtos. A Ningbo BR Goods é uma empresa especialista no desenvolvimento e fabricação de produtos para os mais diversos segmentos. Atendendo desde grandes multinacionais até o microempreendedor, a empresa é uma ponte comercial entre o seu negócio e uma das maiores potências econômicas do mundo.

A Lobe Consultoria marcará presença neste evento, esclarecendo tudo o que a sua empresa precisa saber sobre a tributação sobre importação e exportação, além de te mostrar quais os melhores benefícios fiscais para se aplicar nessas transações. 

Faça sua inscrição no link: 3º Br Good Comex Day 

Compartilhe

Você pode gostar de ler

Lobenews: assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos