5 Tendências da Indústria de Autopeças para 2025

Aposta na integração entre tecnologia e automóveis deve ser predominante nos próximos anos

A tecnologia é o elemento que move a sociedade através de evoluções e que gera o desenvolvimento. Pensando em ações estratégicas de investimento em automação inteligentes, apresentamos este artigo que trás as 5 tendências mais pujantes dessa indústria para o ano de 2025. 

Veículos Elétricos

Apesar de já serem uma realidade os veículos elétricos tendem a entrar cada vez mais no mercado automobilístico e por consequência, no de autopeças. Promovendo a sustentabilidade e sendo mais eficientes que os carros à combustão, a expectativa é que a participação do Brasil nesse segmento de automóveis atinja 30% até 2030, em comparação a 40% da média global*. Peças específicas para veículos elétricos, como baterias, motores elétricos, sistemas de carregamento, e componentes eletrônicos avançados, se tornarão cada vez mais procuradas, especialmente quando analisamos que a venda desses veículos devem aumentar nos próximos 10 anos. 

Carros Autônomos

Sendo operados sem a intervenção humana, os carros autônomos já estão sendo produzidos por empresas automotivas e de tecnologia. Dentre elas se destacam: Google, Tesla, Alphabet e Uber, que já possuem, inclusive, projetos avançados. Trazendo maior segurança nas estradas e para os motoristas, esses veículos são uma grande aposta ainda em desenvolvimento, exigindo peças específicas para o seu funcionamento. 

Conectividade

 Através da Internet das Coisas (IoT) as máquinas estão cada vez mais inteligentes. No caso dos automóveis, estão sendo aplicados chips, sensores, softwares e microcomputadores que promovem a interação do carro com o condutor. Notificações de abastecimento e alertas para manutenção são exemplos de informações que os motoristas podem obter em tempo real. As tecnologias que permitem esse tipo de conectividade são: comunicação de veículo-para-veículo (V2V) e de veículo-para-infraestrutura (V2I).

Inteligência Artificial

A nova tendência do momento também chegou para os automóveis, neles os algoritmos são usados para melhorar a segurança, alertando sobre colisões e dando assistência ao motorista. Outra funcionalidade é o aperfeiçoamento da eficiência dos veículos através do gerenciamento de energia e otimização do consumo de combustível, caso ele seja a gasolina ou álcool. Nas montadoras o uso dessa tecnologia também está em alta, já que ela promove a integração de dados do sistema, melhorando assim a comunicação entre as máquinas na linha de produção.

Realidade aumentada

Proporcionando a visualização de objetos em 3D, essa tecnologia já é amplamente usada em vários setores da indústria automobilística, desde a concepção e desenvolvimento desses novos veículos, como nas etapas de manutenção e reparo. Outros pontos de destaque dessas tecnologias é o auxílio que ela proporciona na identificação de problemas e na tomada de decisões mais certeiras, deixando os processos mais ágeis e úteis, visualizando as peças sem necessariamente retirá-las dos veículos. Dessa forma, os automóveis saem das montadoras mais potentes e chegam no mercado com maior desempenho. 

Em conclusão, todas essas tendências estão atreladas ao desenvolvimento de pesquisas em tecnologia. Identificou alguma como foco de potencial investimento e quer saber se há benefícios fiscais para ela? A Lobe Consultoria pode te auxiliar, entre em contato com o nosso time. 

*Dados da 23ª Pesquisa Anual Global de Executivos do Setor Automotivo (GAES 2022), feita pela KPMG.

Compartilhe

Você pode gostar de ler

Lobenews: assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos